sexta-feira, 26 de setembro de 2008

E eu vou pra onde mesmo?

Uma das coisas que mais tenho dificuldade é de me localizar. Morei 18 anos numa mesma cidade e não sabia que ruas eram quais. Sei o mínimo, aquele de esquerda-direita, porque me lembro "esquerda e a mão que eu escrevo". Antigamente, ela também tinha um relógio. É, eu sei qual é a minha esquerda. Mas não me pergunte a dos outros. Não me pergunte se eu estiver virada pra norte, sul, leste e oeste. Não me faça aquelas perguntas de ENEM tipo: "Onde tem de ser a janela de fulano, se ele quiser receber sol durante as tardes? Nem tente mudar o idioma da pergunta pra ver se eu te respondo certo. Sei que left é "esquerda" e right "direita. Mas isso não resolve meu problema. Continuo sem saber.
Minha mãe é professora de História. Eu estou aqui, contando toda a história da minha falta de localização - que é tão grande a ponto de eu pedir carona pra minha casa e não saber dar a direção - pra falar sobre o que ela me disse semana passada. "Aline, você não é a única. Tive de dar 4 aulas de geografia pros meus alunos aprenderem escalas, pontos cardeais e até direita-esquerda". Que bom que não sou sozinha no mundo (!!!).
Mas... desde quando isso e motivo pra me orgulhar? Se outras pessoas têm as mesmas dificuldades que eu, é porque a professora da pré-escola não soube ensinar. E com isso, não quero jogar a "culpa" de nada em cima de ninguém. Estou constatando que, por alguma "pane no sistema" muita gente chega à faculdade sem nem ao menos saber se localizar (Eu sou o exemplo extremo, não se comparem). E daí a gente se forma, é professor, jornalista, e o que quiser ser. E com essa história de fazer a gente decorar informações - porque na hora da prova todo mundo tem de saber o que é direita ou esquerda - a educação (escola) nos deseduca.

5 comentários:

Pâmela disse...

Eu já fui deslocalizada assim.
Mas aprendi a me virar.
É só prestar mais atenção, você chega lá! Hahaha!
Bom fim de semana!

Unknown disse...

Eh Ly... vc nao ta sozinha desse munde de desorientados nao... eu aqui nunca me acho na rosa dos ventos... mas esquenta nao... um dia agente aprende...rs

em tempo. nao se chateie se nós leitores nao estamos "badalando" tanto aqui... é que a leitura aqui é tao gostosa... aconchegante... que nao temos palavras pra acrecentar...
e na sua escrita pra si, vc permite que vejamos que tb nao estamos sós no mundo...
bejaao

Flávio Brito disse...

E pra onde quer eu te leve?
Me leve pra qualquer lugar que seja tão bonito qunanto esse dia de ceu claro!
faça um mapa e Dê,de presente, pra todo mundo. todos aqueles que eu amo, os amigos e até pra quem não conheço!! A todos, menos a mim...
Assim eu posso a perguntar a direção, pedir que me expliquem o caminho...que venham comigo!
Durante a jornada a gente conversa, mata as suas se conhece um pouco!!
Pra no fim do dia sentarmos no alto da colina e ver o pôR-do-Sol
Pra pra só pensar o quanto foi bom o tempo que a gente passou juntos...

Unknown disse...

Oi Aline....tô visitando o seu blog pela primeira vez....Ao ler suas palavras pude perceber que essa coisa de direção é particularmente confusa para mim também....E uma música que gosto muito me veio à lembrança..."Não sei onde estou indo, só sei que não estou perdido, aprendi a viver....um dia de cada vez".
Talvez esse seja o meu caminho....um ótimo domingo!!!!

Fernanda disse...

HUmmm...eu já discordo hein???!!!

Acho que isso não tem nada a ver com o que nos ensinaramna pré escola e etc...

Sou a desorientada mór da galáxia, sempre fui. E achava normal, até um dia procurar um médico e descobrir que tenho déficit de atenção! Ou seja, por mais que as professores fossem superhipermegaultrapowers (e elas eram) eunão aprenderia nunca!!

São casos e casos...rs