sábado, 20 de setembro de 2008

Eu sou insensível


Terceiro dia de blog! E quem me vê contando os dias, não pense que ele é doente terminal. Considere cada dia como uma vitória sobre a preguiça, a impaciência e a má vontade.

Mas vamos ao que interessa:

Ontem terminei de ler "Muito longe de casa - Memórias de um menino soldado" de Ishmael Beah, sobre a sua experiência como soldado da Guerra Civil em Serra Leoa. O livro conta (a meu ver) de modo bastante superficial como era a vida de meninos de 12, 13 anos que de uma hora para outra se viam sem mãe, sem pai, sem amigos, e que foram brutalizados, obrigados a usar drogas e sofreram uma lavagem cerebral de que matando os rebeldes, estariam matando aqueles que mataram sua família. E assim, segue a vida de Ishmael, uma criança tranformada em assassina, até ser escolhido por uma missão do Unicef. E daí ele tem um final feliz. Bom, não vou contar a história toda, mas, sabe, ler este livro não me comoveu. Não me empolgou. Não fez de mim uma pessoa que visse mais além. Talvez seja o meu problema com esses livros best-seller relâmpago que vão parar nas prateleiras de supermecado em promoção. Foi assim com "O caçador de pipas". Começo a aceitar que talvez, eu seja insensível, mas sei lá, alguma coisa faltou pra que eu não parasse de ler.

Um comentário:

Unknown disse...

Aline, adorei! Tanto o blog como a sua descrição sobre o livro.
Não acho que seja flata de sensibilidade sua, acho mesmo uma questão de falta de sensibilidade de quem escreveu, já que não conseguiu transmitir a você a triste realidade das crianças de lá. Não se culpe, culte o autor ^^'
É a melhor solução!

Beijos, Evelin.